Portfólio
A entidade LAJG – liga dos amigos do Jardim Guinabara legalmente constituída através do CNPJ Nº 03 874 963 0001 – 02, declarada de Utilidade Pública estadual pela Lei Nº 15.871, de 07 de Dezembro de 2006, Declarada de Utilidade publica Municipal pela Lei Nº 7830, de 07 de Julho de 1998, Registrada no CMDCA sob o Nº 244, Registrado no CMAS - Gyn sob o n° 0318. e cadastrado junto ao conselho municipal de cultura sob o nº 003. A entidade realiza um trabalho singular na região Guanabara na área de cultura, esporte e assistência social, funciona á mais de 28 anos, atende 180 pessoas por dia, Cerca de 500 alunos recebem atendimento, entre Criança, Adolescente e Idosos com atividades de Cultura, esporte, lazer e assistência Social. A entidade é reconhecida pelos conselhos Municipal de Cultura, Assistência Social, Criança e Adolescente, Mulher, Juventude e Comunitária, é ainda conveniada com a secretaria de Cultura Municipal desenvolvendo os Projetos “ Casa de Cultura” desde 2001 conforme Carta de recomendação de 06 de Maio de 2008, assinada pelo Secretário de Cultura, além do Ponto de Cultura” desde 2011 este último em parceria também com Governo federal /Ministério da Cultura, com investimentos por três (3) anos na ordem de R$ 180 mil reais para realização de eventos e aquisição de Equipamentos e reformas do espaço, conta em seu quadro de Professores. Mestres como Maestro Eliseu, Prfª Áurea Maria, Profº Reginaldo Aires que são também professores da Faculdade de Artes Basileu França / Veiga Valle, demonstrando assim um alto nível de qualificação, todos outros professores são formados em suas áreas e a entidade ainda mantém o acompanhamento Pedagógico realizado pelo CLA Centro livre de Artes. Desenvolve o Programa do Governo federal /Ministério das Comunicações “TelecentroBR” que beneficia e qualifica 70 Jovens a cada 6 meses nos cursos de informática e atende a comunidade com internet gratuita em um raio de 1km por meio de Wireless (internet sem fio).
No âmbito estadual mantém convênio com a Secretaria de Cidadania e Trabalho para o atendimento de 81 pessoas com lanche todos os dias e recebe ainda uma cota de 50% na isenção de Energia elétrica.
É conveniada também com O SESC no programa “Mesa Brasil” atendendo 70 Famílias com a doação de alimentos todas as semanas. A entidade desenvolve a formação de Platéia por meio do Cine Clube cadastrada junto a PROGRAMADORA BRASIL / Ministério da Cultura promove filmes e documentários goianos e nacionais. Manteve de 2009 á 2011, Convênio com a Secretaria de Esporte / Ministério dos Esportes para a realização do Programa “SEGUNDO TEMPO” atendendo 200 crianças.
A entidade aguarda ainda a concessão da Rádio Comunitária do Ministério das Comunicações que sai este ano processo nº 53.000.0021877/2009 constando 1.800 assinaturas dos moradores apoiando a entidade. Em 2012 A entidade foi homenageada com o Diploma “Mérito Legislativo” Da Câmara Municipal pelos serviços prestados a comunidade. O local onde se encontra a sede da entidade é também histórica para a comunidade, já serviu como sede da Associação de Moradores do Jardim Guanabara e por meio dela a formação de grandes nomes da política da cidade como; Deputado Federal João Natal, Vereador Edvam Campos, Vereador e Dep. Estadual Mario Gahnan, Vereador e Dep. Estadual Samuel Belchior, Vereador Jorge do Hugo e atualmente o Dep. Estadual Vinicius Cirqueira e muitos outros nomes importantes que estiveram a frente do espaço que faz parte da memória e da formação politica e da cidadania da região.
Em 2005 a Associação de Moradores recebeu a sua 2ª Área publica deixando a área antiga na responsabilidade da LAJG que aguarda o impasse sobre o verdadeiro detentor do espaço já que a entidade aguarda o PROCESSO nº 2008000014000642 de sessão de uso do estado onde o local é um NAC Núcleo de Apoio a Comunidade e está sob a responsabilidade da Secretaria de Cidadania e Trabalho que tenta regularizar a entidade no local por meio do processo citado.
A entidade é mantida por projetos de leis de incentivo, doações e taxas de outros cursos oferecidos em parceria com faculdades e empresas, além do aluguel do espaço de eventos, responsável por toda manutenção do espaço sua limpeza e preservação e conta com uma equipe de 15 pessoas entre professores e Funcionários.
Uma afirmação é Clara, a entidade se encontra em pleno Funcionamento como pode ser comprovado por meio dos convênios e fotos anexados no processo e no local de segunda a Quinta-Feira das 7:00hs ás 10:30hs e dás 14:00hs ás 19:30hs, o espaço foi revitalizado sendo antes uma casa, porém não há morador ou residência fixa utilizada por nenhum associado ou diretores da entidade.
A entidade aguardava a sessão “real” de uso do estado por meio da SECT, / Diretoria para Assuntos comunitários para as devidas providencias junto à prefeitura por meio da sessão “real” de uso PROCESSO nº 50285502. SE, a Associação de Moradores utilizou o mesmo espaço por 25 anos, e logo que assumiu o espaço a LAJG buscou a quem achava devido para a regularização e pelo termo devia reportar tão somente ao estado para reformas e adaptações que no caso o fez quando necessário e enquanto aguardava desde 2008, tão somente organizou e revitalizou o espaço depois de 11 anos de abandono a entidade construiu uma piscina de 50m² e a mudança e reformas do telhado de dois espaços já construídos pois se tornou indiscutível a reforma e uma necessária “Estrutural” ampliação no que a entidade considerava dela.
Consideramos a importante a permanência e regularização da entidade no local por seu trabalho desenvolvido no bairro, pelo fator histórico e principalmente pelos 500 atendidos região.
Facebook da entidade:
https://www.facebook.com/groups/casadeculturaoficina3/
Locais de atuação dos projetos
Goiânia - GO
Damianópolis - GO
Teresopolis - GO